domingo, 11 de outubro de 2009

Quando o jornal é notícia...


O Diário de Notícias foi distinguido na categoria de Infografia de Reportagem, com um trabalho de Ana Kaiseler (infografia) e Leonídio Paulo Ferreira (texto).

Dentro desta categoria, o jornal Público foi a outra publicação portuguesa distinguida.

O jornal Expresso e a revista do El Mundo receberam o prémio da publicação com melhor design do ano. As outras publicações portuguesas com trabalhos premiados neste certame foram o jornal i, a revista Única, do jornal Expresso, ou o Público online.

Organizado pelo capítulo Español de La Society for News Design (SNDE), este prémio inclui jornais e revista em papel e também publicações online.

Do júri, composto por personalidades ligadas aos media e ao design, destacam-se os nomes de Fernando Barata, director de arte da revista Sábado, e Armando Alves, director de arte do jornal O Jogo.

Criado para impulsionar a qualidade visual e o design dos jornais e revistas, o ÑH6, pretende reconhecer as boas práticas no trabalho jornalístico da imagem-fotografia, ilustração, desenho e infografia.

A entrega dos prémios decorrerá a 13 de Novembro, em Lisboa. (retirado daqui).


Infografia é uma representação visual da informação. Estes gráficos são usados onde a informação precisa ser explicada de forma mais dinâmica, como em mapas, jornalismo e manuais técnicos, educativos ou científicos. É um recurso muitas vezes complexo, podendo se utilizar da combinação de fotografia, desenho e texto. (saber mais)

Sem comentários:

Enviar um comentário