sábado, 26 de setembro de 2009

Turma Rede - Funcionamento


Funcionamento

1.Na primeira semana de aulas, todos os alunos realizam um teste diagnóstico idêntico, de forma a fazer uma primeira selecção de alunos a integrar a Turma Rede.

2.Com base nos resultados da diagnose, os alunos serão agrupados por níveis de desempenho.

3.De cada turma de origem saem 4 alunos para a turma Rede, de forma a que a turma Rede funcione com 12 alunos.

4.Na primeira metade do 1º período (até à semana de 1 de Novembro) integram a turma Rede os alunos que na diagnose corresponderam ao nível 5. Caso não existam alunos de nível 5 em número suficiente, serão seleccionados alunos de nível 4.

5.Depois do 1.º momento formal de avaliação, serão integrados na turma Rede os alunos de nível 2.

6.No 2.º Período, integrarão a turma Rede os alunos de nível 4 e, depois do primeiro do 1.º momento de avaliação , os alunos de nível 3. A mudança de grupos de alunos dar-se-á após a interrupção do Carnaval.

7. O número de semanas de frequência da Turma Rede é de 5 a 6 semanas (dependendo da extensão do período lectivo).

8.No 3.º Período integram a Turma Rede todos os alunos em risco de retenção, desde que se lhes reconheça interesse em inverter a sua situação escolar integram a turma.

9.Todos os alunos frequentarão, em algum momento do ano lectivo, a Turma Rede.

10.O currículo da Turma Rede é idêntico ao das turmas de origem, variam as estratégias.

11.A avaliação dos alunos é de responsabilidade partilhada entre o professor da turma de origem e o professor da Turma Rede.

12.A equipa da Turma Rede reúne-se semanalmente, de forma a aferir estratégias e metodologias.

13.Os testes devem ser elaborados pelos professores professor da turma de origem e o professor da Turma Rede.

14.Todos os alunos terão um portfólio Rede, onde serão arquivados todos os documentos pertinentes (avaliação, auto-avaliação, registo de leituras, relatórios.)


15.No final de cada período lectivo será elaborado um relatório que traduzirá os resultados alcançados.

Sem comentários:

Enviar um comentário