No plano organizativo, a 'Turma Rede’ agrega temporariamente alunos provenientes de várias turmas do mesmo ano de escolaridade, que vão circulando de x em x semanas, normalmente cinco a seis vezes por ano lectivo. Nesta 'espécie de plataforma giratória' cada grupo fica sujeito a um horário de trabalho semelhante ao da sua turma de origem e à mesma carga horária.
Por cada três turmas de 7.º ano é criada uma turma Rede, que funciona no mesmo horário, para desenvolvimento de competências curriculares ao nível da Língua Portuguesa e do Inglês.
Cada grupo específico de alunos, durante o tempo em que integrar o Projecto Turma Rede, continuará a trabalhar os conteúdos programáticos que a sua turma de origem está a desenvolver, beneficiará de um apoio individualizado dado que se encontra integrado num grupo de trabalho que apresenta alguma homogeneidade e não vê aumentada a sua carga horária semanal.
No decorrer do trabalho com um determinado grupo é perfeitamente possível, e às vezes até desejável, proceder a reajustamentos de participantes na Turma Rede por forma a que esta turma e as de origem funcionem ainda melhor.
A inspiração da Turma Rede é o projecto Turma Mais que foi desenvolvido na Escola Secundária com 3º Ciclo Rainha Santa Isabel, em Estremoz. (ver mais aqui)
Sem comentários:
Enviar um comentário