domingo, 6 de fevereiro de 2011

Os deuses



Baco: filho de Júpiter e de Sémule. Quando adulto, Baco conquistou a Índia e depois o Egipto, sendo, todavia, pacífico e benéfico no seu domínio: ensinou a agricultura aos homens e foi o primeiro a plantar a vinha. Foi, por isso, adorado como deus do vinho e dos vícios. Umas vezes era representado com vides na cabeça, outras com um como na mão. N’Os Lusíadas, Baco tem igualmente as seguintes designação: Tebano, Lieu, Tioneu e filho de duas mães.

Cupido: Filho de Marte e de Vénus, presidia aos prazeres. Era representado na figura de um menino nu, com um arco e aljava cheia de setas.

Febo: Deus do Sol e das forças superiores do homem (Razão, Artes, letras e Música). Presidia ao coro das nove Musas. Era representado por um arco e uma lira.

Júpiter: Pai dos deuses, filho de Saturno e de Reia. Como  Saturno lhe devorava os filhos, quando chegou a vez de Júpiter, Reia substituí-o por uma pedra embrulhada que o marido imediatamente devorou.
Júpiter foi levado para Creta, onde a cabra Amalteia lhe deu de mamar. Adulto, expulsou do céu seu pai e casou com Juno. Reservou para si esta soberania, e deu o império das águas a Neptuno e o dos infernos a Plutão. Os pagãos representavam-no com um raio na mão, posto sobre uma águia.  N’Os Lusíadas, é também designado por Padre, Jove e Tonante.

Marte: Filho de Júpiter e de Juno. É o deus da  Guerra. Presidia a todos os combates, mas nem por isso era pequena a ternura que votava a Vénus, por ele apaixonadamente amada.
Era representado na figura de um guerreiro,  armado  com  uma lança e um elmo. N’Os Lusíadas, aparece também com o nome de Mavorte.

Mercúrio: Filho de Júpiter e de Maia. Deus da eloquência, do comércio e dos ladrões. Era a mensageiro dos Deuses particularmente de Júpiter que, para haver maior rapidez na execução das suas ordens, lhe pusera asas na cabeça e nos calcanhares. Representa-se em regra com um caduceu (vara ), na mão.
N’Os Lusíadas, aparece também com o nome de filho de Maia e Cileneu.

Sem comentários:

Enviar um comentário