Arroz nosso que cais do Céu; santificado seja o Vosso sabor; venha a nós o Vosso paladar; seja feita à nossa satisfação, assim no subway como no Uptown. O arroz nosso de cada dia nos dai hoje; (porque amanhã pode ser tarde) queremos batatas, bacalhau e carne mas não queremos parecer mal-agradecidos e não deixeis cair o arroz em gorgulho, mas livrai-nos da humidade.
Arroz doce do Céu.
José, n.12 (7.ºE); Sónia, n. 19 (7.ºE), Ivo n. 10 (7.ºE); Daniela n. 6 (7.ºE); Inês (7.ºF)
Said e Sheila vivem, no ano 2075, no interior da Galiza, mas estão ligados em comunicação ao mundo global do passado. Uma gigantesca companhia transnacional, a C.U.B., tenta apoderar-se de todas as sementes de cereais existentes como parte de um plano para dominar toda a agricultura do planeta....
Os livros estão à tua disposição (fala com o teu professor de Língua Portuguesa)
Segundo a revista National Geographic menos de 2% da população mundial é ruiva natural, devido a uma mutação no norte da Europa milhares de anos atrás. A genética do cabelo ruivo é complexa já que um dos principais genes que determinam a cor do cabelo tem 40 variantes mas só 6 dão lugar ao vermelho. Por isso se os ruivos quiserem salvar a sua "espécie", deverão mudar-se para Escócia já que é estimado que 40% dos escoceses são portadores do gene "vermelho" e que 13% são ruivos naturais. (daqui) Segundo os estudiosos, os ruivos poderiam desaparecer da terra antes de 2060, ainda que outros afirmam que o gene pode permanecer inativo durante gerações para depois voltar a manifestar-se. Por culpa da globalização e principalmente da miscigenação este gene é cada vez mais raro, ainda que só necessite que um dos progenitores seja ruivo para poder transmitir esta característica, esta possibilidade aumenta exponencialmente quando ambos sejam ruivos. A matéria da revista ainda afirma que em princípio o gene "vermelho" tinha como efeito benéfico aumentar a capacidade do corpo humano de sintetizar a vitamina D mediante a luz solar.
As obras tomadas como referência para as provas do Concurso Nacional de Leitura serão seleccionadas do seguinte modo:
Na 1ª Fase, e respeitando a autonomia das escolas, a selecção caberá aos professores que em cada agrupamento / escola forem responsáveis pela organização do concurso, devendo tal escolha ser comunicada à Biblioteca Municipal organizadora da Final Distrital. São as seguintes as obras seleccionadas na nossa escola:
Obras seleccionadas para as provas
- 7ª ano: Perigo Vegetal, de Ramón Cáride (texto) e ilustração de Miguelanxo Prado;
- 9º ano: Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente;
- 10º ano: O Sonhador , de Ian McEwan - 11º ano:O Velho que lia romances de Amor, de Luís Sepúlveda - 12º anoA cidade dos Deuses Selvagens, de Isabel Allende